https://www.youtube.com/watch?v=ZLqn_CDpeVU

Imóveis Zona Sul Porto Alegre Tristeza – imóveis a venda na tristeza

Imóveis Zona Sul Porto Alegre Tristeza
http://vitrinezonasul.com.br
https://apartamentonozermatt.blogspot.com.br/

A Tristeza é um bairro nobre da zona sul de Porto Alegre, que foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, e se você deseja se mudar para esta bairro, ou já mora e ainda não conhece a história do nome, aqui você saberá.

Até o final do século XIX, a zona que daria origem ao bairro Tristeza era essencialmente rural e despovoada. Abrangia, no entanto, uma área maior do que a ocupada pelo bairro atualmente, pois incluía a Vila Conceição e a Assunção.

José da Silva Guimarães, o mais antigo morador da região, era proprietário de um sítio localizado na atual Vila Conceição. Adotando o apelido de “Tristeza”, posteriormente incorporado ao seu nome, Guimarães acabou por nomear o bairro. A polêmica em torno do apelido é grande. Diferentes versões buscam esclarecer a causa da tristeza que afetava o morador: a morte dos filhos; a saudade da filha, que se casara precocemente; ou, apenas, uma questão de temperamento. Seja qual for o motivo, o fato é que o termo “Tristeza”, aplicado ao bairro, acabou consagrando-se.

Em 1900, a inauguração da Estrada de Ferro do Riacho – que fazia um caminho desde a Ponte de Pedras, no Largo dos Açorianos, até a Tristeza – intensificou o desenvolvimento do bairro. O “trenzinho”, como era conhecido, circulava 3 vezes por dia, no verão, e duas vezes, no inverno.

Historiadores e cronistas são unânimes ao declarar que foi em função da linha férrea que a Tristeza progrediu, transformando-se em zona de veraneio, com um crescimento progressivo de habitações construídas. Em 1910, uma nota no Jornal do Comércio sobre o desenvolvimento do bairro faz referência às “confortáveis e excelentes residências de verão”, quase todas “em forma de chalé”, e de frente para o Guaíba.

Outro agente importante para o crescimento do bairro foi a instalação da rede elétrica, em 1923. Acontecimento que oportunizou a realização de uma diferente festa do “enterro do lampião”, patrocinada pelo Dr. Mário Totta, então presidente do Jocotó, o famoso clube no qual se realizavam os bailes de carnaval da zona sul.

Em 1886, instalou-se no bairro um imigrante alemão chamado Josef Winge, que fundou na Tristeza uma das floriculturas mais antigas do país, a Winge. Ele iniciou a cultivar árvores frutíferas na Rua Dr. Mário Totta; um dos filhos começou a comercializar plantas ornamentais em 1915.

vitrinezonasul, vitrine zona sul, sigma2, Imóveis Zona Sul Porto Alegre Tristeza,porto alegre, imóveis, bairro tristeza, tristeza, zona sul, imoveis, apartamento, imobiliária, apartamentos, lopes, imobiliaria, zona sul de porto alegre, imoveis zona sul de porto alegre, apartamento 03 dormitórios, apartamento zona sul porto alegre, apartamento a venda zona sul de porto alegre, apartamento 2 dormitórios a venda na tristeza

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>